FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA RELEITURA DO PROCESSO FORMADOR

Autores

  • Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça Professora titular, aposentada da Faculdade de Pedagogia/UNIRV

Resumo

O século XXI, desde o seu início, caracterizou-se como o século mais documentado, mas também o mais incerto (Imbernón, 2000). Não é preciso muito esforço para reconhecer os paradoxos que caracterizam a sociedade, a cultura, a economia, a educação, a política e tantos outros aspectos. Neste contexto, (re)pensar a formação de professores, inicial ou continuada, para qualquer nível de ensino, é tarefa que se apresenta como um enorme desafio para qualquer um. Contudo, é um exercício necessário uma vez que o modelo vigente, em seus diferentes aspectos, não atende às necessidades profissionais, pessoais e do mercado de trabalho. Assim, o estudo se propôs a, mais uma vez, salientar algumas das dificuldades recorrentes no processo formador de professores para a educação básica de modo a contribuir com as discussões sobre as exigências estabelecidas pelos órgãos governamentais para as licenciaturas. Algumas questões orientam o trabalho: Por que as reformas e estudos não resultam em transformações exitosas na formação de professores para a educação básica? Quais as principais dificuldades no processor formador? Tais questões são (re)visitadas sem intenção conclusiva, preferencialmente salientando as interfaces que continuam em aberto nesse processo formador.

Biografia do Autor

Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça, Professora titular, aposentada da Faculdade de Pedagogia/UNIRV

Doutora em Educação/UFU. Professora titular, aposentada da
Faculdade de Pedagogia/UNIRV

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Mendonça, Z. G. de C. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA RELEITURA DO PROCESSO FORMADOR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/693

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)