ENTRE SILENCIAMENTOS E A OPORTUNIDADE DO SILÊNCIO

RELATOS E ESTRATÉGIAS DE DISCENTES NEGROS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Ana Maria Silva Leite Universidade Federal de Goiás
  • Maria Izabel Machado Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Universidade, Professores, Racismo, Sujeito, Preto

Resumo

Durante o período de graduação em Pedagogia numa instituição pública, estudantes negros enfrentam caminhos repletos de obstáculos. Devido a essas características diversas, o presente estudo procura compreender as trajetórias desses estudantes dentro da academia. Para tanto, os dados empíricos foram coletados por meio de pesquisas qualitativas com graduandos autodeclarados negros que estão há mais de dois anos dentro faculdade, utilizando conceitos de raça e racimo a partir de suas narrativas. Como resultado, percebeu-se que o ambiente acadêmico promove, além do racismo, o silêncio como um mecanismo de subalternização. Porém, posteriormente, ao longo do tempo, esse silêncio se torna uma estratégia de resistência e sobrevivência dentro da graduação.

Biografia do Autor

Ana Maria Silva Leite, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Linha de pesquisa vinculada: Trabalho, Educação e Movimentos sociais. Área de pesquisa: Racialidade e formação e atuação profissional de professoras (es) negras (os). Professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) no Departamento de Educação Infantil (DEI) atuando como docente permanente. Integrante do GENINHAS - Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino em Educação das Relações Étnico-raciais (GENINHAS - GEPE/ERER). Tem experiência com alfabetização, formação de professores, racialidade, gênero, práticas pedagógicas antirracistas e ações afirmativas. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0060-597X Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6787063749160798 Professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) no Departamento de Educação Infantil (DEI) 

Maria Izabel Machado, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Sociologia pelo de Programa de Pós Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (2012), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2017) e doutorado sanduíche na Universidad Oscar Lucero Moya (Holguin, Cuba) (2015). Atualmente é professora da carreira de magistério superior da Universidade Federal de Goiás, lotada na Faculdade de Educação, atuando ainda como docente permanente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG) e do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE (UFG). Tem experiência na área de Sociologia das Relações de Gênero, Interseccionalidades, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, gênero, mulheres, educação, escola, trabalho e economia solidária. 


ORCID https://orcid.org/0000-0001-8148-6062 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5727858375243141
Faculdade de Educação  Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos
Universidade Federal de Goias - UFG Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero - UFPR Pesquisadora do Grupo Mutamba - UFG

Referências

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

Silva Leite, A. M., & Machado, M. I. (2024). ENTRE SILENCIAMENTOS E A OPORTUNIDADE DO SILÊNCIO: RELATOS E ESTRATÉGIAS DE DISCENTES NEGROS NO CURSO DE PEDAGOGIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1661