“O QUE A ESCOLA (RE)PROVA?” - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Thiago Silva dos Santos Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil
  • Claudia Silva Medeiros
  • Daniel Mallmann Vallerius

Resumo

Neste artigo, discute-se sobre a repetência escolar, um dos grandes desafios para o qual a escola é convidada a enfrentar e que suscita inúmeros debates. Assim, pretende-se trazer á baila um pequeno retrato acerca da reprovação escolar no cenário educacional brasileiro, sua possível vinculação aos índices de evasão escolar, sem perder de vista o lugar de fala dos autores - a licenciatura em geografia. Entendemos que a discussão proposta tem sua relevância majorada em um momento de reforma curricular do ensino médio, da ascensão de mecanismos avaliativos de desempenho quantitativos e da cobrança sobre estabelecimentos de ensino e professores pela não-retenção de seus estudantes.
Palavras-chave: Escola, Desafios Docentes, Repetência escolar

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Silva dos Santos, T., Silva Medeiros, C., & Mallmann Vallerius, D. (2017). “O QUE A ESCOLA (RE)PROVA?” - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 3. Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/524

Edição

Seção

Artigos