EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO PPGECM NO PERÍODO DE 2009-2017

Autores

  • José Firmino de Oliveira Neto Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil
  • Aline Neves Vieira de Santana
  • Marilda Shuvartz

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender a natureza da produção acerca da Educação Ambiental (EA) do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás, mediante seus 10 anos de existência. Para tal, empregar-se-á uma pesquisa segundo a abordagem qualitativa, nos moldes da pesquisa bibliográfica, do tipo estado da arte. O corpus de análise se constitui das Dissertações, a busca destas ocorreu no próprio site do programa, mediante o descritor “educação ambiental”, pois o interesse se fazia/faz por trabalhos que possuíam como foco esse tema. Um total de nove trabalhos foi encontrado. Posteriormente, a identificação dos trabalhos foi realizada a leitura do resumo dos mesmos, objetivando um apanhado geral sobre os mesmos, para subsequente leitura integral dos textos na busca por alguns descritores, quais sejam: 1) autor e orientador do trabalho; 2) ano de defesa da dissertação; 3) objetivo do trabalho; 4) metodologia; 5) conclusões. Conclui-se há urgente necessidade do PPGECM em oportunizar uma auto-avaliação acerca de sua produção, bem como a equidade entre as investigações realizadas em suas duas linhas de pesquisa. No que concerne especificamente a EA, que esteja ligada também ao movimento nacional de investigação no campo.
Palavras-chave: Educação ambiental, estado da arte, dissertação, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Firmino de Oliveira Neto, J., Neves Vieira de Santana, A., & Shuvartz, M. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO PPGECM NO PERÍODO DE 2009-2017. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 3. Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/521

Edição

Seção

Artigos