PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.599Abstract
Nas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.