PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Authors

  • Monique Andrade Dias Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí (GO, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.599

Abstract

Nas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes.

Published

2018-03-18

How to Cite

Dias, M. A. (2018). PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. Multi-Science Journal, 1(3), 74–87. https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.599

Issue

Section

Other Areas of Knowledge