Distintos olhares sobre a educação profissional em diferentes contextos: da colônia agrícola ao IF Goiano Campus Ceres

Autores

  • Marco Antonio Carvalho Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil
  • Maria Esperança Fernandes Carneiro
  • Léia Adriana da Silva Santiago

Resumo

Buscando refletir sobre políticas públicas de formação profissional em Goiás, a partir da reconstrução de fragmentos históricos da educação profissional agrícola na área de abrangência do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, desde a criação da CANG, na década de 1940 aos dias atuais. A investigação documental e bibliográfica permitiu a correlação de fatos históricos e observar que, em diversos momentos, existiram preocupações com educação e profissionalização de jovens, presente desde a fase inicial analisada, pois o colono e sua família eram assistidos por uma rede de escolas rurais. No entanto há que se destacar que, já na década de 1960, a Escola Batista de Ceres desenvolvia ações de educação profissional agrícola de nível fundamental que metodologicamente se aproximava do Sistema Escola-Fazenda. Mais tarde, em 1995, foi criada a Escola Agrotécnica, atual IF Goiano Campus Ceres, instituição essa que passou por três transformações em sua legislação instituidora, o que trouxe impactos diversos conforme será analisado ao longo do presente texto. Entretanto, considerando sua metodologia de ensino, dentre outros fatores influenciaram, na opinião dos egressos informantes, para o desenvolvimento de um perfil cidadão do mundo.
 Palavras Chave: Educação profissional; mundo do trabalho; formação integral.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Antonio Carvalho, M., Esperança Fernandes Carneiro, M., & Adriana da Silva Santiago, L. (2019). Distintos olhares sobre a educação profissional em diferentes contextos: da colônia agrícola ao IF Goiano Campus Ceres. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 4(2), 1–16. Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/vidadeensino/article/view/1139

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)