Anúncios

Chamada para recebimento de artigos

Ficam abertas, as submissões de artigos, a serem publicados na Revista Vida de Ensino durante o ano de 2021 em regime de fluxo contínuo.

 

  • Tendências metodológicas: conceitos integrados para o ensino de Matemática

    2021-11-16

    Para a composição desse número temático serão aceitos os artigos que evidenciarem as metodologias de ensino para a Matemática. Assim, a Revista Vida de Ensino tem por objetivo oferecer aos leitores uma oportunidade de conhecer ou reconhecer uma prática que possa corroborar com o processo de aprendizagens na Matemática, principalmente por meio de tendências que estimulem os aspectos criativos dos envolvidos tanto no ambiente da sala de aula, quanto fora dela. Neste sentido, os artigos podem evidenciar uma pesquisa em andamento ou finalizada, bem como relatos de experiências que sejam fundamentados nos moldes da Educação Matemática e suas relações com os saberes docentes. É importante que as propostas sejam inéditas, sem que estejam em processo de avaliação em outro periódico. O prazo para submissão estará em vigencia até o dia 30/01/2022.

    Saiba mais sobre Tendências metodológicas: conceitos integrados para o ensino de Matemática
  • Chamada para a revista Vida de Ensino: A LITERATURA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICA

    2021-03-16

    Organizadores:  Andreía Alencar Oliveira Iguma (UNIGRAN/ Travessia Literária)

                             Bruno Silva de Oliveira (IF Goiano);

                               Jamille Da Silva Santos (UFU/ Travessia Literária)

    Até 05/09/2021

    A cátedra Leyla Perrone-Moisés (2016) se dedica a pensar acerca das “Mutações da literatura no século XXI”, entre as possíveis mutações, traz à baila o ensino da literatura ao pontuar que “No Brasil, a discussão sobre o ensino da literatura no secundário tem-se prolongado há mais de uma década. Os “parâmetros curriculares” oficiais têm sido criticados e refeitos sem que se chegue a uma conclusão” (2016, p. 76). O problema não fixa limites em solo brasileiro, mas estende-se a diferentes países, como é possível perceber ao ter acesso ao trabalho desenvolvido por meio do respeitado pesquisador Tzevetan Todorov em  A Literatura em Perigo (2010). Todorov constata que a literatura está em perigo, uma vez que ao invés da escola oferecer contato com a literatura, desperdiça o tempo de ensino reproduzindo o discurso dos críticos, o que contribui com o afastamento entre alunos e literatura. Diante desse esvaziamento que assola a presença da literatura no contexto escolar a presente chamada tem como objetivo reunir artigos que tragam em seus bojos reflexões, práticas e/ou teóricas, pautadas no ensino de literatura como possibilidade de transgressão, uma vez que comungamos com o mestre Antonio Cândido que a literatura é um direito que deve ser assegurado a todos. Ademais, acreditamos que em tempos como a atual conjectura que assola a sociedade, em especial a brasileira, é fundamental repensar o papel da literatura dentro e fora da sala de aula.

    Palavras-chave: Ensino; Literatura; Relato de experiência; Revisão literária; Sala de aula.

     

     

    Saiba mais sobre Chamada para a revista Vida de Ensino: A LITERATURA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICA