ESTUDO DO DIRECIONAMENTO DE PAÍNEIS FOTOVOLTAÍCOS PARA MAIOR GERAÇÃO DE ENERGIA EM IPORÁ-GO

Autores

  • Lorena Martins Oliveira IF Goiano Campus Iporá
  • Vanessa de Fátima Grah Ponciano IF Goiano Campus Iporá
  • Makcy Ramon Kened Souza Silva IF Goiano Campus Iporá
  • Isaac de Matos Ponciano Faculdade de Iporá

Resumo

Em outubro de 2019, a capacidade total de geração de energia elétrica no Brasil atingiu aproximadamente 168 GW com participação das diversas fontes energéticas, tendo a energia solar fotovoltaica uma participação na matriz elétrica de 1,37%, que comparado a participação no ano de 2017, de apenas 0,02%, foi um salto na capacidade instalada de energia solar fotovoltaica (FV) no Brasil. Para uma instalação adequada dos painéis que aproveite melhor a radiação incidente para geração de energia no Brasil, a posição ideal para os painéis fotovoltaicos implantados em telhados de casas ou centro comerciais, é voltada para o Norte geográfico, no entanto, o que se observa é que raramente tem-se esta condição favorável para a instalação, sendo alocados em telhados cuja orientação e inclinação não atendem a situação ideal. Esta situação está sendo observada na cidade de Iporá-GO nos últimos anos, e que levou a realização deste trabalho com o objetivo de buscar com dados de índice de claridade (Kt) e Irradiância total na superfície inclinada (ITA) da manhã e tarde, a melhor orientação no sentido Leste ou Oeste dos painéis solares quando não há possibilidade de instalação na posição recomendada. Os dados utilizados no cácluclo do Kt e ITA foram obtidos a partir da estação meteorológica automática do INMET, instalada na Fazenda Escola do IF Goiano Campus Iporá (a 16° 25’ 23” S, 51° 08’ 55” W, e com altitude de 610 m) que disponibiliza dados horários de Irradiação solar total na horizontal, usada para obtenção do índice de índice de claridade. O valor médio do Kt e ITA do período da tarde foi maior que para o período da manhã, demonstrando que para a cidade de Iporá há menor nebulosidade no período vespertino e desta forma painéis orientados para o sentido oeste teriam uma maior geração de energia FV.

Referências

ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica. Banco de Informações de Geração (BIG). Disponível em: https://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.cfm. Acessado em: 16 de Janeiro de 2020.

DANTAS NETO, P.M., 2018. Aumento da eficiência na captação de raios solares na produção de energia elétrica em células fotovoltaicas, por meio de um seguidor solar, Monografia (graduação), URFESA, Caraúbas-RN.

FRANCISCO, A. C. C., VIEIRA, H. E. M., ROMANO, R. R., ROVEDA, S. R. M. M., 2019. Influência de parâmetros meteorológicos na geração de energia em painéis fotovoltaicos: um caso de estudo do smart campus Facens, SP, Brasil. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 11.

DUFFIE, J.A.; BECKMAN, W.A. Solar engineering of thermal processes. New York: John Wiley, 1980. 705 p.

GALDINO, M. C., PINHO, J.T, 2014. Manual de Engenharia Para Sistemas Fotovoltaicos. Grupo de Trabalho de Energia Solar (GTES), CEPEL – CRESESB.

GASPARIN, F. P., KRENZINGER, A., 2017. Desempenho De Um Sistema Fotovoltaico Em Dez Cidades Brasileiras Com Diferentes Orientações Do Painel. Revista Brasileira de Energia Solar Ano 8 Volume VIII Número 1 Julho de 2017 p.10-17.

GOSTEIN, M. J. R., CARON, B. L., "Measuring soiling losses at utility-scale PV power plants," in Photovoltaic Specialist Conference (PVSC), 2014 IEEE 40th , vol., no., pp.0885-0890. In: Análise De Desempenho De Sistemas Fotovoltaicos Com Diferentes Ângulos De Inclinação E Azimute Localizados Em Palmas-To, Uberlândia-Minas Gerais, XIV CEEL - Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

GRAH, V.F., 2015. Avaliação do posicionamento de geradores fotovoltaicos com sistema rastreador manual aplicado ao bombeamento de água para irrigação. Tese (doutorado). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba-SP.

IQBAL, M. An introduction to solar radiation, New York, Academic Press, 1983.

MARTINS, D.; ESCOBEDO, J.F.; Dal Pai, E.; Oliveira, A.P.; Soares, J. Análise sazonal das frações solares Kt, KDh e Kd da radiação global em Botucatu/ Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR E CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DA ISES, 4., 2012, São Paulo. Resumos. São Paulo: USP, INCT-EEREA, 2012. Resumo 215.

SANTANA, K. G. S., MONTEITO JÚNIOR, A., MACEDO, A. C., NASCIMENTO, O. C. S., SILVA, S. B.,2016. Análise De Desempenho De Sistemas Fotovoltaicos Com Diferentes Ângulos De Inclinação E Azimute Localizados Em Palmas-To, Uberlândia-Minas Gerais, XIV CEEL - Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

SPECIAN, V.; VECCHIA, F. A. S.; Distribuição da frequência mensal da precipitação para região Oeste de Goiás: comparação entre dois postos pluviométricos – Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 8, n. 1, p.200-214, 2014.

TERAMOTO, E.T.; ESCOBEDO, J.F. Análise da frequência anual das condições de céu em Botucatu, São Paulo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.16, n. 9, p. 985-992, 2012.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Edição

Seção

Circular de Pesquisa