Edições anteriores

  • Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação
    v. 7 n. 01 (2023)

    Publicamos o sétimo volume da Ciclo Revista: vivências em ensino e formação, com o tema “Vivências no âmbito dos cursos de licenciatura no Programa Universidade Aberta do Brasil”, contemplando estudantes, docentes, pesquisadores e demais envolvidos na oferta de cursos de licenciatura pela UAB no Brasil para publicarem suas pesquisas ou relatos de experiências.

    Abrimos espaço, também, para temas que abrangem o ensino e a formação docente que somam ao histórico da Revista e a sua nova amplitude, reletindo as pesquisas no campo da educação e do ensino a nível nacional.

    Portanto, os artigos deste volume tem como proposta, socializar suas vivências, uma vez que as licenciaturas, de modo geral, constituem os alicerces para a formação de professores, assegurando, assim, a qualidade da educação brasileira.

  • Ciclo Revista
    v. 6 n. 01 (2022)

    Prestes a completar dez anos, a Ciclo Revista: Experiências em formação do IF Goiano, tem se consolidado como um importante instrumento de compartilhamento de conhecimentos e experiências no campo da Educação Profissional e Tecnológica. A revista está em sua sexta edição e originou dos debates realizados no “Ciclo de Formação”, evento coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), com o objetivo de discutir e socializar as experiências acerca das metodologias de ensino, das ações organizativas e curriculares, das rotinas administrativas e pedagógicas desenvolvidas no âmbito do IF Goiano.
    Nessa sexta edição, a Ciclo Revista reúne vinte artigos inéditos que discutem o tema “Práticas educacionais durante a pandemia: vivências e aprendizados”, produzidos por docentes, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação do IF Goiano. Os textos tratam de questões importantes para a Educação Profissional e Tecnológica, referentes a evasão dos estudantes nos cursos técnicos e superiores no período de pandemia e as estratégias para superar o problema. Essa edição da revista analisa também os dados coletados no Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito do IF Goiano, buscando compreender os fatores que interferem no ingresso, retenção e evasão dos estudantes. Esperamos que essa publicação possa inspirar novas pesquisas e contribuir com o trabalho de professores, técnicos administrativos e estudantes no âmbito do IF Goiano e da Rede Federal.

  • Ciclo Revista
    v. 5 n. 01 (2021)

    A Ciclo Revista: Experiências em formação do IF Goiano constitui como um espaço privilegiado de socialização de experiências e conhecimentos produzidos por docentes, técnicos administrativos e alunos no IF Goiano. Originou a partir da implementação do Ciclo de Formação, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), no qual são discutidas as experiências inovadoras acerca das metodologias de ensino, das ações organizativas e curriculares, das rotinas administrativas e pedagógicas desenvolvidas no âmbito do IF Goiano.

  • Ciclo Revista
    v. 4 n. 1 (2020)

  • Ciclo Revista
    v. 3 n. 01 (2019)

    Neste número da revista “Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano” apresenta-se os resultados de pesquisas, experiências administrativas e didático pedagógicas apresentadas no 3º Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (III ELPED) e 4º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano, o 4º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (IV ELICPIBID) do Sudoeste Goiano.

  • Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano
    v. 2 n. 1 (2017)

    Revista de publicação anual acerca das experiências de formação pedagógica no âmbito do IF Goiano
  • Anais do II Encontro de Licenciaturas e Pesquisas em Educação (ELPED)
    2016

    Anais do II Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (ELPED) que proporcionou o debate sobre as práticas pedagógicas e o currículo, contextualizados diante dos desafios do ensino das diversas Ciências. 

    Almeja oportunizar um encontro entre professores atuantes em diversas modalidades de ensino, profissionais pesquisadores no campo da Educação em diferentes espaços educacionais e estudantes dos cursos de licenciaturas com vistas a contribuir de forma significativa para a formação de profissionais da educação reflexivos sobre sua prática.

    O evento é organizado de forma a permitir que o público se envolva em diversas experiências, incluindo-se a realização de conferência, palestra, minicursos, oficinas, comunicações orais e pôsteres voltados à socialização de pesquisas acadêmicas e relatos de experiência
  • Ciclo Revista: experiências em formação no IF Goiano
    v. 1 n. 1 (2015)

    Revista idealizada a partir do Programa de formação para docentes e técnicos administrativos, que atuam nos diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento, desde os cursos de Formação Inicial até Graduação e Pós-graduação Lato e Stricto sensu.